Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(48) 9 9616-1974

IR - Imposto de Renda: Veja quem está obrigado a declarar em 2023

Publicado em 16 de janeiro de 2023
Jornal Contábil

Todo início de ano uma das maiores preocupações dos brasileiros está na declaração do Imposto de Renda. O tema entrou em uma discussão ainda mais profunda neste ano devido à falta de reajuste na tabela.

Isso porque, agora, brasileiros que ganham menos de um salário mínimo e meio já estarão obrigados a prestar contas com o leão em 2023. Nesse sentido, muitas pessoas estão com dúvidas sobre como funciona a isenção da declaração.

Se você é mais um dos milhares de pessoas preocupadas com a declaração do imposto de renda e não sabem se vão ou não precisar prestar contas este ano, continue com a leitura.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda

Até a confirmação das regras pela Receita Federal, o governo ainda pode trazer algumas alterações com relação ao Imposto de Renda. Todavia, sem uma correção na tabela prevista para este ano, devem entregar a declaração aqueles que:

Quem não precisa declarar Imposto de Renda?

Caso você não se encaixe em nenhum dos casos citados anteriormente, não será preciso que você entregue a declaração do Imposto de Renda, pois você está isento da obrigação.

Todavia, caso se encaixe em algum dos requisitos listados, você é obrigado a realizar a declaração do imposto de renda, todavia, fique atento para verificar se você não faz parte da declaração de outra pessoa como dependente.

Isso porque, a pessoa que se encontra como dependente na declaração do imposto de renda realizado por outra pessoa não pode entregar sua própria declaração.

Isso porque, nestes casos, a outra pessoa declarante é quem fica responsável por informar todos os detalhes relacionados ao dependente, assim como pagar os devidos impostos incidentes.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias